Este fim-de-semana juntei um grupo considerável de pessoas queridas em casa e fizemos um Magusto (ainda que com uma semana de atraso). Não faltaram as castanhas, a batata doce, o caldo verde, a jeropiga e o vinho.
Para dar um toque mais pessoal ao repasto, resolvi fazer pão normal e pão com chouriço. A coisa correu tão bem que o pão desapareceu num instante e houve logo quem me tivesse feito prometer que na próxima jantarada faria pão outra vez.
A receita que vos deixo é muito simples e rápida. O que mais demora no processo de fazer pão é o tempo de a massa levedar. A quantidade que se segue deu para 3 pães com chouriço e para três pães simples.
Ingredientes:
3 kg de farinha tipo 65
6 cubos de fermento de padeiro (25 gramas cada um)
2,4 litros de água morna
1 ½ colheres de sopa de sal grosso
2 chouriços
Confeção:
- Junta-se a farinha, com o sal e o fermento diluído na água, e mistura-se com os dedos muito bem. A massa fica com um aspeto pegajoso.
- De seguida tapa-se a massa bem tapada, preferencialmente com uma toalha grossa, e deixa-se a massa levedar entre 4 a 5 horas.
- Pré-aquece-se o forno a 250º.
- Coloca-se farinha numa bancada de modo a dar forma à massa. No caso do pão com chouriço, junta-se o chouriço cortado às rodelas à massa.
- Polvilha-se um tabuleiro com farinha e coloca-se a massa, indo ao forno entre 25 a 30 minutos, altura em que deve estar cozido. (se derem uns toques no pão ele deve fazer o som de “toc”, e isso significa que está cozido).
Devo admitir que as primeiras tentativas de fazer pão não correram muito bem, mas agora não há erro. Ficam a faltar as fotografias uma vez que o pão foi devorado rapidamente.
Bom apetite!